Páginas

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Campanha pela erradicação da Cinomose vacina 250 cães em Jales

* Secretaria de Comunicação

A Associação Nacional dos Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Anclivepa), entidade responsável pelo Hospital Veterinário Público de São Paulo, chegou a Jales para a realização de mais um mutirão da Campanha pela Erradicação da Cinomose. O evento aconteceu na Praça João Mariano de Freitas e mais de 250 cães foram imunizados a fim de prevenir a doença.

A prefeita Eunice Mistilides Silva - Nice visitou o local de vacinação e apoiou a ação que desde fevereiro percorre as cidades do país, com o apoio do poder público e privado, imunizando gratuitamente animais da população menos favorecida e estimulando as pessoas que têm condições financeiras a vacinarem seus cães e gatos em clínicas particulares de confiança. “Vacinar os animais implica em saúde pública, fico feliz em receber profissionais engajados em uma ação tão importante que beneficia quem não tem condições de levar os animais periodicamente ao veterinário”, destacou Nice.

A Cinomose é uma doença viral grave e altamente contagiosa, que afeta cães de qualquer raça ou idade. É considerada a maior ameaça à saúde dos cães depois da raiva e pode ser transmitida através de secreções nasais, saliva, fezes, e urina de animais infectados. 

Mesmo podendo ser evitada, a doença tem alta taxa de mortalidade, acometendo principalmente o primeiro ano de vida do cão. É preciso vacinar os filhotes e, quando o cão fica adulto, repetir a imunização uma vez por ano, sempre no mesmo mês.

A ação em Jales foi promovida pela Associação de Protetores e Defesa dos Animais “Amigo Bicho”, através da presidente Vivi Viéri e contou com a participação do Vice-presidente da Anclivepa SP, Denis Prata, do diretor de Marketing Cauê Toscano, deprofissionais associados, voluntários e veterinários da cidade.

Nenhum comentário: